25 de ago. de 2012

O show é na plateia

Com o Brasil na rota das turnês internacionais, estilosos de plantão se preparam para o ver e ser visto em frente a palcos de todos os ritmos

Por Priscilla Sobral e João Fantini
Sob o comando de Adam Levine (#TodasSuspira), o Maroon 5 faz show neste domingo (dia 26) em São Paulo, como parte do festival Live Music Rocks (Foto: Divulgação)
Foi-se o tempo em que os fãs de bandas de fama mundial precisavam pegar um avião e atravessar o Oceano Atlântico para curtir de perto uma apresentação de seus ídolos. Além de neo queridinho das labels de luxo norte-americanas e europeias - que instalam seus endereços tupiniquins em velocidade máxima -, o Brasil entrou, definitivamente, na rota das turnês mundiais de astros da música. 

Só em 2012, já subiram aos palcos brasileiros nomes para todos os gostos: do pop latino de Jennifer Lopez ao indie rock de Florence and The Machine, passando pelo rock do Foo Fighters e a música clássica de André Rieu, ritmos dos mais diversos lotaram casas de show e arenas ao ar livre, com ingressos quase sempre esgotados. E para quem já cansou só de ouvir a lista do primeiro semestre, prepare-se para o que vem por aí.
Os britânicos do Keane são os responsáveis pela abertura da apresentação do Maroon 5.  A previsão é de que o show comece às 20h (Foto: Alex Lake/Divulgação)
Já neste domingo (dia 26) a apresentação é em dose dupla: os norte-americanos do Maroon 5 voltam ao País - para quem não se lembra, eles fizeram um dos shows mais elogiados da edição 2011 do Rock In Rio - para se apresentar na Arena Anhembi, em São Paulo. E o público não vai ficar parado nem mesmo antes de Adam Levine e companhia subirem ao palco. Isso porque são os britânicos do Keane os responsáveis por abrir o show. Pode já ir ensaiando os acordes de "Somewhere Only We Know", "Everybody´s Changing", "Silenced By The Night", "Moves Like Jagger", "She Will Be Loved", "This Love" e "Sunday Morning". 

No mês seguinte, quem desembarca por aqui são Alanis Morisette e Liza Minelli. A primeira se apresenta em sete capitais brasileiras, começando por São Paulo no dia 2 de setembro. A turnê divulga o sétimo CD de músicas inéditas da cantora canadense, "Havoc and Bright", mas hits como "Ironic" e "You Oughta Know" também devem estar no playlist. Já Liza sobe ao palco do Credicard Hall, em São Paulo, no dia 27 de setembro, e no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, dois dias mais tarde. No repertório, clássicos como "New York, New York" e "Cabaret".
O quarteto de indie rock Kings of Leon é o headliner do Planeta Terra Festival, que também traz atrações brasileras, como a cantora Mallu Magalhães (Foto: Divulgação)
Em outubro, é a vez dos roqueiros de plantão curtirem a sexta edição do Planeta Terra Festival. Depois da já tradicional corrida pelos ingressos, já esgotados, os shows mudam de endereço, deixando o extinto Playcenter e ganhando os 20 mil m² do Jockey Club de São Paulo no dia 20 de outubro. No palco, prometem levar moderninhos ao delírio as apresentações dos grupos Garbage e Gossip, esse último estrelado pela cantora-modelo-estilista-e-estilosa-de-plantão Beth DittoKasabianAzealia BanksSuede e Little Boots. Headliner do festival, a banda norte-americana Kings of Leon faz show inédito deste lado da linha do Equador e a ansiedade para ouvir ao vivo hits como "Use Somebody", "Sex On Fire", "Notion" "Closer" é grande.
Beth Ditto é multifuncional (estilista, dona de linha de maquiagem, cantora, modelo...), mas no Brasil ela sobe ao palco como vocalista da banda Gossip (Foto: Divulgação)
Espelho, espelho meu

Para você que está aí se perguntando “que raios têm esses shows a ver com moda?”, nós respondemos: tudo! Além de terem vocalistas com estilos que inspiram legiões de fãs, cada um desses shows promete reunir homens e mulheres que gastaram mais do que alguns minutos na frente do guarda-roupa, seja para montar aquele look mais pop ou caprichar no estilo alternativo. Atração à parte, a plateia de um grande show é o terreno fértil para experimentações fashionistas de toda espécie.


Coletes de couro são ótimas opções para aplacar o vento gelado sem esquentar demais. Combine-o a t-shirts básicas, jeans color ou leggins estampadas para um look confortável e cheio de estilo (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)
No público do Maroon 5, espere encontrar algumas peças hits entre os jovens. Não devem faltar calças color, acessórios com tons neon, all star dos mais variados estilos e cores, shorts estampados e t-shirts básicas misturados a alguns clássicos do vestuário “roqueiro” que pontuam o figurino de Mr. Levine: jaquetas de couro e muito jeans estonado são apostas sem erro. Para quem quer ousar um pouco, nossa dica é adaptar a jaqueta ao clima tropical: um colete de couro dá aquele toque interessante ao visual e não deixa ninguém morrer “cozido” em meio a costumeira muvuca. 
Para o Planeta Terra, vale apostar naquele look "sou-moderno-sem-esforço": para os meninos, t-shirts e camisetas divertidas fazem bom par com camisa jeans, já para as garotas, nossa dica é combinar shorts jeans com maxipulover de linha (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)
Com shows all day long, o Planeta Terra Festival promete reunir em um único gramado uma porcentagem nunca antes vista de estilosos. Seja os “montados” ou aqueles que parecem dizer “não-me-esforcei-sou-fashion-por-natureza”, serão 30 mil deles e seus coturnos, maxicolares, e camisetas em homenagem aos ídolos. Aqui, a ordem do dia – ou melhor, da noite – é que o que o bom e velho ver e ser e visto é quase tão importante quanto os shows que rolam. E com Mother Monster e Madonna (acalmem-se fãs alvoroçados, cada diva ganhará um texto só dela em um futuro próximo) vindo aí, avisamos: preparem seus armários, a guerra fashion-musical vai ser épica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário