23 de ago. de 2012

Tudo sobre meu trench-coat

Burberry arma evento para lançar rede social dedicada aos proprietários de seus clássicos casacos de chuva

Por Priscilla Sobral e João Fantini
Montagem com imagens postadas na rede social Art of the Trench, da Burberry (Foto: Divulgação)
Atenção você, feliz proprietário de um trench-coat Burberry (esta coluna suspira por todos os modelos e cores, dá pra descer um de cada, por favor?), pois esta quinta-feira (dia 23) é um dia especial. Isso porque a label lança, na loja do shopping JK Iguatemi, a versão brasileira da rede social "Art of the Trench", mistura de Instagram e Lookbook exclusivo para os donos de seus icônicos casacos impermeáveis. Por lá, Cara Delevingne, o rosto da campanha, e Christopher Bailey, o todo-poderoso diretor criativo da companhia, recebem os convidados.
Cliques de streetstyle feito por Scott Schuman, do blog The Sartorialist (Foto: Divulgação)

Criada em 2009 e exportada para cinco idiomas, o português é o sexto, a plataforma em versão tupiniquim tem personalidades brasileiras clicadas por Tiago Petrik, do blog Rio etc, em abril em locações privilegiadas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Estão lá com seus trenchs fashionistas do porte de Costanza Pascolato, Donata Meirelles, Paulo Borges, Isabella Fiorentino e Maria Prata, cujos looks aparecem ao lado de cliques do rei do streetstyle, Scott Schuman, do blog The Sartorialist, e de fotos enviadas pelos próprios clientes da grife.
Eddie Redmayne e Cara Delevingne com seus trench-coats na campanha de Primavera Verão 2012 da Burberry (Foto: Divulgação)
Elevados à categoria de must-have - em três anos, a Art of The Trench teve quase 20 milhões de acessos vindos de mais de 200 países -, os trenchs nasceram no início do século 20 com o propósito de proteger os ingleses da chuva - e se tem um lugar no universo onde a água cai do céu constantemente é na Terra da Rainha -, enfrentaram o clima nada agradável, para dizer o mínimo, do Polo Sul ao aquecer Roald Amundsen, primeiro homem a pisar lá, vestiram divas do cinema, como Audrey Hepburn e Catherine Deneuve, e desafiaram gerações de tendências para chegarem ao século 21 no rol dos itens indispensáveis a um guarda-roupa fashionista.
Leighton Meester e Kate Midleton com seus trench-coats da Burberry (Foto: Reprodução)
O grande desafio enfrentado pelo modelito, contudo, já vem expresso em seu nome. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo inglês encomendou a Thomas Burberry, fundador da marca, um casaco para ser usado pelos soldados que lutavam nas trincheiras (trench, em inglês). A capa de chuva 7/8 produzida até então ganhou adaptações utilitárias, como abas no peito para apoiar as armas e ajustes no punho, que vedam a entrada do vento. Hoje símbolo da marca, o xadrez em tons de bege, preto, branco e vermelho foi visto pela primeira vez em 1920, exatamente no forro de um trench.
Audrey Hepburn com seu trench-coat em cena do filme Bonequinha de Luxo (Foto: Reprodução)
Clássicos sim, antiquados nunca, os trench-coats da Burberry são daquelas peças desejadas por pais e filhos, avós e netos, adultos e crianças (quer apostar que Suri Cruise tem os dela?), homens e mulheres. Não importa: se a elegância está no DNA e o olhar apurado foi treinado no berço, um trench está pendurado no armário. E agora também registrado na world wide web. 

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