13 de set. de 2012

Coisa de macho

Por Priscilla Sobral e João Fantini

Cada vez mais vez descoladas e funcionais, as bolsas marcam presença no closet de homens de todos os estilos


David Beckham provou que é estiloso em qualquer situação combinando terno azul marinho com bolsa carteiro em couro caramelo (Reprodução)

Tote, carteiro, clutch. E aí homens de plantão, sabem dizer o que significa cada uma dessas palavras? Se a resposta foi negativa, trate de atualizar (com urgência!) o seu vocabulário. Contudo, para facilitarmos sua vida em um curto prazo, traduzimos: esses nomes referem-se a modelos de bolsas feitas para você, caro “macho alpha”. Sim, senhor, são bolsas masculinas e nada de começar com aquele velho papo de isso ser "coisa de mulher".
A linha Le Pliage, da Longchamp, traz modelos em diversos tamanhos e também acessórios, como necessaires (Reprodução)

Longe de qualquer referencial de elegância, fique sabendo: andar por aí com os bolsos apinhados de objetos pessoais está fora de moda. Não há bolso que aguente tanto cacareco e nem bolsa de namorada, irmã, esposa, mãe ou filha que disponha de qualquer espaço extra para toda essa parafernália. Por isso, alegre-se: chaves, carteira, notebook, tablets e celulares (sim, quase todo homem de hoje é geek e não esconde isso de ninguém) já tem destinos certos e para lá de práticos, basta olhar à sua volta.
Tote da Gucci em couro preto combina com roupas mais formais, como ternos e blazers (Divulgação)

Nas vitrines, a loja exclusivamente dedicada aos homens que a Gucci inaugurou recentemente no shopping JK Iguatemi exibe modelos de bolsas no melhor estilo "impossível-desejar-uma-só". E as fast-fashion, nunca atrasadas, também colocaram em seus manequins as tais bolsas, só dar uma passada de olhos pelas vitrines de redes como Riachuelo e Renner.
De tecido, as ecobags ganham estampas divertidas e dão um toque de humor a looks descontraídos (ReproduçãoLookbook.nu)
Uma bolsa para chamar de sua

Com tanta variedade, nem precisamos fazer aqui o convite para a aposentadoria da mochila, certo? Deixe-a para os fins de semana e aposte em um modelo carteiro para a rotina diária. Pendurado à tiracolo, deixa as mãos livres e combina com jeans ou até ternos, dependendo do material eleito, é claro!

Modelo da Zara é feito em couro e lona e pode ser usado com alças curtas ou longas (Divulgação)

Para os mais ousados, não tenha medo das totes. Com alças curtas e formato retangular, elas podem ser usadas no ombro e dão aquele toque moderno a qualquer produção. Nossa dica? Combine com malha fininha e calça cargo para um look prep ou com jeans para uma opção mais descontraída.
Cabra macho até dizer chega, Lampião não saia sem sua bolsa à tiracolo (Reprodução)
Antes de ouvir a reclamação "Isso tudo é muito moderninho", completamos nossa lista de bolsas para "machos", com uma sugestão pra lá de clássica: da francesa Longchamp, a Le Pliage é aquela tipo de acessório que está a um passo de ser uma mala de viagem, mas em tamanhos menores (com alças curtas, por favor!), cumpre com categoria a função de bolsa de mão.

Pronto para dizer bye, bye ao preconceito? Elas são práticas, modernas, reúnem todo e qualquer gadget de uma maneira mais organizada e ainda garantem o fator charme a qualquer que seja a produção escolhida. Teimosos que seguiram até aqui, uma frase derradeira: cabra macho por cabra macho, Lampião já era adepto do modelo Bornal (um tipo de bolsa carteiro) nos idos do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário