5 de set. de 2012

Preparar, apontar, comprar

Edição 2012 do Fashion´s Night Out agita shoppings Cidade Jardim e Higienópolis e região da rua Oscar Freire

Por Priscilla Sobral e João Fantini
Carol Trentini é a madrinha da edição 2012 do FNO, que acontece em SP no dia 10 de setembro e no RJ no dia 12 do mesmo mês (Reprodução)
As noites de segunda-feira parecem quase um convite à preguiça. Logo após o sábado e domingo, é perdoável e quase desejável que, ao fim de um corrido dia de trabalho, todos partam para o conforto da boa e velha dupla poltrona-novela das nove, certo? Em todas as outras semanas, certíssimo. Porém, excepcionalmente caro leitor, nessa segunda-feira (dia 10), está errado. Carminha, Tufão e Nina que nos desculpem, mas perderemos um capítulo de "Avenida Brasil" por uma causa mais do que boa: a edição 2012 do Fashion´s Night Out (FNO). 

Anna Wintour, diretora da Vogue US, foi quem criou o FNO, em 2009. Hoje, são 20 cidades promovendo o evento ao redor do planeta (Reprodução)
Como o próprio nome sugere, o after hours capitaneado pela bíblia dos fashionistas, popularmente conhecida como Vogue, celebra a moda mundial durante uma noite por ano. Criado por Anna Wintour, a toda-poderosa da Vogue US, estrela do documentário "The September Issue" e, dizem as boas e más línguas, a inspiração para o duo livro-filme "O Diabo Veste Prada", o FNO teve sua primeira edição em 2009, em Nova York. Na época, o intuito de Mrs. Wintour e seu time era dar um gás nas vendas do setor fashion norte-americano, que enfrentava uma crise. "A programação é pensada justamente nos dias de menor movimento (segunda e quarta-feira) para elevar a frequência dos estabelecimentos”, revelou Daniela Falcão, diretora de redação da Vogue.

Donata Meirelles e Daniela Falcão, diretoras da Vogue, fazem uma ronda pelas lojas participantes e identificam com tags as apostas da revista para o Verão 2013 (Reprodução)
O resultado, contudo, foi melhor do que o esperado: o FNO ultrapassou fronteiras e, no rastro da Vogue, chegou a 20 das cidades onde a revista é publicada, literalmente de leste a oeste do planeta, partindo de Nova York e seguindo para China, Índia, Turquia e Rússia, entre outros. "Nenhum evento reúne tanta gente, tantas marcas quanto o FNO. E cada uma faz uma ação especial: tem DJs bacanas tocando, photoboots, talk shows e a equipe da Vogue dando dicas de styling", resume Daniela.

Por terras paulistanas, é de Carol Trentini o posto de musa da terceira edição do FNO Brasil: às 17h, ela abre o desfile que reúne as apostas das marcas parceiras da iniciativa para o Verão 2013. O trajeto compreende as ruas Oscar Freire-Bela Cintra-Haddock Lobo, com início no QG da Dior. E Carol não deixará os fãs a observarem só de longe: ela promete passear pelas lojas e autografar a edição de setembro da Vogue, da qual é capa e editorial imperdível clicado nas ruas de Big Apple.

Shopping Higienópolis lotado durante a edição 2011 do FNO. Neste ano, além dele, o Cidade Jardim e a região da Rua Oscar Freire também terão lojas abertas até mais tarde (Reprodução)
Da passarela direto para as araras, treine o olhar para procurar os tags oficiais do evento, o “Vogue Indica”, espalhadas também por lojas nos shopping Cidade Jardim e Higienópolis. São eles que identificam o que a equipe Vogue elegeu como os dez must have nas coleções da próxima temporada, em endereços que vão do fast fashion, como a badalada 284, às labels de luxo, como Louis Vuitton e Gucci. “Nós passamos 15 dias ou até mais percorrendo todas as lojas e escolhendo as que são, para nós, as peças definitivas do verão”, explica Daniela. “O título é uma das maiores referências de moda, por isso o selo de escolha acaba se tornando o maior sucesso. No ano passado, todas as peças marcadas foram esgotadas”, completa Donata Meirelles, diretora de estilo da publicação.

De sacolas em mãos – não se esqueça que o objetivo número um do FNO é fazer os cartões de crédito trabalharem all night long – é hora de descansar Louboutins e Jimmy Choos cansados com shows especiais. No mall do Morumbi, a apresentação fica por conta do duo Benditos, de Rodrigo Lampreia e Beto Landau (ex- Banda Santa Clara), com repertório de música brasileira. Já no Higienópolis, quem agita o público é o ruivo Nando Reis, com seus hits como “Por Onde Andei” e “Pra Você Guardei o Amor”.
 

O cantor Nando Reis agita o público que passar pelo shopping Higienópolis. No Cidade Jardim, a animação fica por conta do duo Os Benditos, dos ex-integrantes da Banda Santa Clara (Reprodução)
E aí? Já está a postos para o momento do “preparar, apontar, comprar” ou cansou só de ler que as lojas manterão suas portas abertas até a meia-noite? Por aqui, em um momento #ProntoFalamos, dizemos que, se houvesse lojas madrugada adentro, estaríamos lá para conferir tudo de perto. E ainda não nos importaríamos de repetir a experiência dois dias mais tarde na versão carioca do Fashion´s Night Out. "O FNO lembra que a moda existe para nos deixar mais felizes", disse Daniela. Assinamos embaixo e confirmamos nossa presença.

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