27 de set. de 2012

Welcome to Brazil

Marcas de renome mundial preparam-se para fincar bandeira em solo verde e amarelo

Por Priscilla Sobral e João Fantini


Flagship da GAP em Nova York: primeiras lojas da marca no Brasil devem abrir as portas em 2014 (Reprodução)
Seja por terra, pelos ares ou navegando. Em barcos rudimentares, trens que percorrem milhares de quilômetros ou aviões supersônicos. Das civilizações pré-cristãs ao século 21. Não há nem nunca houve humano que enxergasse nas barreiras da natureza motivo para não ir além. E se no passado as razões era em busca de terras fertéis que partiam homens e mulheres, agora é em busca de mercados lucrativos que marcas de sucesso nacional deixam seus países para tentar a sorte ao redor do mundo. 


Loja da Topshop no shopping JK Iguatemi: endereço paulistano é o primeiro da fast fashion inglesa no Brasil (Reprodução)

O rumo que tomam, contudo, é um só e atende por um combinação de seis letras: Brasil. Sim, caro leitor brazuca, nosso status perante as marcas de luxo norte-americanas e europeias mudou de "Brasil? Oi?" para "por que ainda não temos lojas lá?". Se antes precisávamos encarar um voo de no mínimo oito horas, processos de imigração, câmbios monetários pela hora da morte e todo o stress de uma viagem internacional para encher as sacolas agora grifes cultuadas por todo o planeta estão a quarteirões de distância das nossas casas. 

Loja da Miu Miu no shopping JK Iguatemi: a loja é a primeira no País e fica no mesmo shopping que a irmã Prada (João Sal/Divulgação)

Para ninguém perder as contas, falemos sobre São Paulo. Só na capital paulista e considerando somente este ano, o número de marcas que fincaram suas bandeiras em iniciativas inéditas é impressionante. Com a chegada do shopping JK Iguatemi, ganharam endereços tupiniquins as francesas Lanvin e Miu Miu, a fast fashion inglesa Topshop e as argentinas Etiqueta Negra, Rapsodia e Paula Cahen D'Anvers. E o "Brasil Boom" não deve parar por aí: chegam antes do Papai Noel as italianas Tod's Valentino, que traz sua irmã caçula, a Red Valentino, e a Balmain, todas nos domínios do Shopping Cidade Jardim. 


Loja da H&M da Quinta Avenida, em Nova York: gigante sueca deve chegar ao Brasil em 2013 (Reprodução)

Quando o ano terminar, não deve levar com ele a onda de inaugurações. Ainda no terreno das especulações, corre pelo little fashion world o boato que faz qualquer fashionista dar pulinhos de alegria: devem chegar a diversas capitais brasileiras antes dos atletas aguardados para a Copa de 2014 duas gigantes do vestuário. Palpites? Acertou quem disse H&M e GAP. A sueca é tida como certa para desembarcar por aqui já em 2013 e sem poupar esforços para nos conquistar, já que 30 lojas devem abrir as portas em poucos meses. Já a norte-americana anunciou recentemente que quer está disposta a encarar o mercado nacional dentro de dois anos. Pelos 10 mil m² da loja recém-inaugurada no México, boas surpresas devem surgir por aqui em breve.
Caminho inverso


Loja da brasileira Schutz em Nova York: espaço tem modelos exclusivos para o mercado norte-americano (Reprodução)
Enquanto umas chegam, outras deixam o Brasil para apostar suas fichas nos mercados do hemisfério norte. Em Nova York, a Schutz exibe suas centenas de modelos de sapatos em uma loja instalada em um dos endereços mais disputados da cidade, a Madison Avenue. Com conceito do diretor de arte Giovanni Bianco, o número 665 da avenida nova-iorquina agora exibe os cerca de 500 modelos desenhados exclusivamente para a Terra do Tio Sam, além da linha de roupas e bijoux criadas em parceria com o designer Raphael Falci.
Desfile da Osklen na NYFW: marca fez sua estreia na edição de Verão 2013 da semana de moda (Reprodução)
Com uma primeira fila digna de desfile dos mais poderosos - Suzy Menkes, aka International Herald Tribune, e Stefano Tonchi, editor da W Magazine, estavam por lá -, a Osklen fez sua estreia nas passarelas internacionais no início deste mês, no disputado line-up da Semana de Moda de Nova York. Com looks assinados pela stylist norte-americana Danielle Nachmani, a marca carioca perfilou propostas de looks femininos em uma versão enxuta da coleção apresentada no último São Paulo Fashion Week (SPFW). Ao estilo Oskar Metsavath, tropical-chique como só ele, o Brasil encantou Manhattan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário