Prepare-se para dar adeus ao minimalismo com a chegada de um verão pra lá de exuberante
Por Priscilla Sobral e João Fantini
.jpg) |
O maxixadrez amarelo do desfile de Verão 2013 da Louis Vuitton. Depois das bolinhas de Yayoi Kusama, quadriculado deve chegar em peso às lojas da maison (Reprodução) |
A cada estação, a frase é renovada e o "novo preto" já foi o pink, o coral, o verde militar ou, vejam só, até o branco. Feito o decreto do must wear da temporada, a tendência se populariza quase sempre pelo mesmo caminho, o já conhecido passarela-revistas-sites de streetstyle-ruas. Estando este trópico a algumas semanas do Verão - 21 de dezembro é a data oficial - nada mais natural do que nos questionarmos sobre o tom que vai colorir roupas e acessórios nos próximos meses. Ao leitor que esperava uma resposta ao estilo azul royal ou verde menta, surpreendemos: o "novo preto" do Verão 2013 são as estampas.
 |
Listras são as queridinhas para o Verão 2013, como comprovam os desfiles da Marc Jacobs, Dior e Valentino, respectivamente (Reprodução) |
Não nos deixam negar essa máxima os desfiles do eixo Nova York-Londres-Paris-Milão. Por lá, os desenhos gráficos reinaram soberanos. Estavam nas listras de Marc Jacobs, no xadrez da Louis Vuitton e da Chanel, no mix de formas da Balmain, nos print multicoloridos da Hermès e até no crash de estampas da Marni. Expandindo seus domínios para o além roupas, chegaram aos sapatos, às bolsas e aos acessórios como óculos de sol. Tudo em cores sólidas, preto e branco (alerta tendência!) em porcentagem das mais elevadas. Ponto para as minimalistas de coração que sofrem para sair da paleta dos beges, cinzas e brancos.
 |
O print de zebra aparece em acessórios, como bolsas e lenços, e também em roupas. Para deixar a estampa menos femme fatale, vale apostar na combinação com jeans, cores claras e sapatos baixos (Lookbook |
Para as menos temerosas, o território é ainda mais fértil: na passarela da Dolce & Gabbana, o espírito é quase barroco. As listras aparecem misturadas a flores e outros desenhos coloridos em vestidos curtos, tops cropped e hot pants. Peças daquelas capazes de despertar o desejo de dias quentes a beira-mar, mas que, com tecidos sofisticados e shapes retos, renovam a estamparia clássica e transitam com elegância em cenários urbanos.
 |
A estampa que imita lenços já ganhou as ruas em roupas, acessórios e até peças de decoração (Lookbook.nu) |
Back to Brasil, o DNA das mulheres deste País não poderia pedir por tendência mais apropriada. Exuberantes por natureza, as brasileiras parecem não se cansar de desenhos dos mais diversos. Dois deles, contudo, tem lugar reservado no coração tupiniquim: as estampas de bicho e as tropicais. Revisitada, a zebra é a animal print da temporada e aparece em versões coloridas ou estilizadas, longe da tradicional reprodução da pelagem do mamífero africano. Já os coqueiros e praias ganham roupagem soft: nada aqui é ao pé-da-letra e chique agora são os tons lavados, como desfilou com maestria a Osklen no último São Paulo Fashion Week (SPFW).
 |
Desfile da Osklen no SPFW Verão 2013 trouxe estampas de praias e coqueiros, mas tudo em cores como preto, branco e cinza (Reprodução) |
Já no último passo do manual “o que vem por aí”, as prints de lenço já ganharam as ruas, inclusive as brasileiras. Como tendência que se preza, estão por todos os lados, muito além dos tecidos que enrolamos no pescoço. Aparecem em versão maximalista em calças para serem combinadas a camisas de cores neutras, em tops que caem bem com um jeans simples, em shorts despretensiosos que vão até à praia e em saias lápis que desenham o corpo para um efeito sensual.
Caminho certeiro para cativar olhares (no bom sentido, que fique claro), uma estampa que combine com o seu estilo é daqueles coringas indispensáveis ao guarda-roupa, sejam elas listras navy, florais liberty, grafismos ou onças, zebras e afins. A ordem da vez diz: quando a temperatura subir, não tenha medo de ousar e deixe de lado o mantra “menos é mais”. Pelo menos até o outono anunciar sua chegada, mais é mais. Mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário