15 de nov. de 2012

Pecados de Verão

De pegar um bronzeado ao estilo "camarão" a errar na combinação de estampas, os erros que você não pode cometer na estação mais aguardada do ano

Por Priscilla Sobral e João Fantini

Se você vai para o sol, não esqueça o protetor solar, afinal, bronzeado camarão não combina com ninguém e acaba com a saúde da pele (Reprodução)
Confessemos logo de cara: somos fãs do verão. Fãs de sol, de praia, de banho de mar, de piscina, de cachoeira e até de mangueira. De dias quentes e céu sem nuvens, de sorvete e drinks estupidamente gelados, de óculos de sol e chapéus, de pernas de fora e corpos bronzeados, de amores que sobem a serra e daqueles que ficam só na lembrança. Suspiros de "Ah o verão..." a parte, não há como negar que a estação é a favorita entre os brasileiros e que não há quem nunca tenha feito aquele #ProjetoVerão.Com a chegada de novembro e os termômetros anunciando a elevação das temperaturas, começa a corrida para encontrarmos a resposta daquela pergunta que refazemos a cada fim de ano: o que vai ser tendência na temporada? Overdose de neon, maxibrincos, estampas de lenço, tudo isso vem por aí com força total, mas, antes de sair por aí toda trabalhada nos hits do momento, que tal saber o que evitar para não pagar mico debaixo do sol?


Esmaltes Geleia de Pitanga, da Risqué, Garota Verão, da Colorama, Pirulito, da Avon, e Twenty Years, da Impala, estão entre os alaranjados que devem ser hit no Verão (Reprodução)
Começando pelo astro-rei, nunca é demais dizer que bronzeado camarão não combina com ninguém, nunca, em hipótese alguma. Além de fazer mal pra pele e causar câncer de pele e mais uma série de doenças sérias, não é nada agradável andar por aí com a pele descascando feito uma cobra. Para as branquelas e para quem está no auge do tom "branco escritório", uma solução esperta são os auto-bronzeadores. Como o próprio nome sugere, o produto tem partículas que tingem a pele gradualmente, dispensando a exposição ao sol e garantindo aquele "douradinho" saudável. Só fique atento: passou o produto, deixe secar na pele e lave bem as mãos, pois ninguém quer ficar com dedos amarelos.Por falar em mãos, outro mico imperdoável são unhas mal-cuidadas. Quando pintadas de cores claras e expostas aos estragos do combo mar + areia, elas tendem a ficar amareladas e quebradiças. Para evitar, nada mais certeiro do que apostar em tons fortes, principalmente nos vermelhos mais abertos, no laranja e no sempre chique coral. Vibrantes, eles deixam tanto pés como mãos elegantes e prontos para encarar qualquer programação, até aquele almoço não planejado direto da praia. O único salve fica por conta dos esmaltes lascados, outro deslize imperdoável e que deixa até a mais sofisticada das mulheres com ar desleixado. Lascou? Lencinhos com acetona - ressecam muito menos que as aplicadas com algodão - e hora de partir pro próximo esmalte. 


Bíquinis da linha da Hope em parceria com a Jo de Mer trazem modelagens maiores e estampas ótimas para o Verão, como as listras coloridas e a oncinha (Divulgação)
Ainda no quesito beauty-dont´s, não poderíamos deixar de falar de maquiagem. Pode ir maquiada para a praia? Poder, pode - afinal já se foi o tempo dos "sim" e "não" soberanos na moda -, mas nada de exagerar na dose. Batom vermelho, delineador super marcado e pele muito corrigida não tem nada a ver com a descontração da areia. Para as que não saem de casa sem algum produto no rosto, uma boa opção são os duos de base e protetor solar. Além de protegerem a pele dos raios nocivos, corrigem qualquer imperfeição mais aparente. Para completar, não é necessário ir além de um pouco de rímel (a prova d´água, please) e do pra lá de necessário protetor labial transparente ou cor de boca, único no qual você pode exagerar na dose sem medo de ser feliz.Beleza pronta, hora de arrasar nas produções para colocar pernas, braços ou até barriga de fora. Foco aqui na palavra "ou" que, no caso, tem mesmo o sentido de alternância: nada de abusar do calor e decidir sair por aí quase toda descoberta. Não é porque as temperaturas batem na casa dos 40 graus que há justificativa para andar na rua como se ainda estivesse na praia. Fora das areias, nunca é demais repetir: se a saia é curta, cubra um pouco mais o decote e os braços, se vai apostar no decotão, escolha um comprimento mais comportado. Além de equilibrar o look, garante que você não vai ficar falado pelos motivos errados. E lembre-se que nessa estação as transparências em pontos estratégicos estão super em alta, valendo procurar aquela blusa com aberturas nas costas, sempre chiques. 


Os vestidos e tops com decotes nas costas são elegantes, fresquinhos e sensuais na medida certa. Companhia certeira para o Verão (Lookbook)
Queridinhas do verão, as estampas parecem ganhar ainda mais vida debaixo do sol. Sejam as florais, as listras ao estilo navy, as prints de lenço ou os desenhos gráficos, elas ganham as ruas assim que os primeiros raios de sol despontam após os meses frios. Para 2013, contudo, a novidade não está nas estampas em si, mas na combinação delas. Sim, vale ir além do tradicional print + liso e variar para combinações mais ousadas. Aqui, só não vale perder a noção e achar que pode tudo. Combinar dois desenhos requer algumas tentativas e bons minutos na frente do espelho. Para não errar, preste atenção nas cores: tons próximos ou complementares são mais fáceis de combinar, assim como é menor a chance de errar ao mesclar uma estampa floral com listras do que dois florais.
Por fim, daquelas máximas que pensamos ser quase desnecessária a repetição, mas que acabamos por escrever novamente: procure peças que favoreçam o seu biotipo. Nada pior do que ficar desconfortável, em uma roupa que não favorece o seu corpo, só porque metade do universo parece ter decidido usá-la ao mesmo tempo - vide os sneakers, que mesmo depois de virarem febre continuam sendo um atentado ao olhar. Encontrar a modelagem ideal é ainda mais necessário no quesito bíquinis e maiôs. Apesar da predileção das brasileiras - e dos brasileiros também - por um beachwear de tamanhos quase imperceptíveis, os bíquinis de modelagem maior estão anos luz a frente no quesito elegância (e conforto) do que os modelitos da preferência popular. Para ganhar aquele charme a mais, aposte nos bíquinis com detalhes em metal e cordas rústiscas, em alta nesta temporada.


O crash de estampas está em alta nessa temporada. Para funcionar, os desenhos tem que ter motivos similares ou cores parecidas (Lookbook.nu)
 Depois de tantas coisas a não se fazer - e olha que decidimos não alongar demais a lista - nada como se preparar para aproveitar os dias de dolce far niente a beira mar ou até na varanda de casa, não importa. E que venham muitos dias ensolarados por aí. Bem-vindo, Verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário