29 de nov. de 2012

Desconto, desconto meu

Comprar e nunca usar, errar feio no tamanho, só perceber o defeito na peça quando já chegou em casa. Já pagou mico em liquidações? Ensinamos os truques infalíveis para cair em tentação sem se arrepender depois
Por Priscilla Sobral e João Fantini
Nos Estados Unidos, liquidações como a Black Friday, que aconteceu no último dia 23, atraem milhares de consumidores ávidos por descontos impressionantes (Carlo Allegri - Reuters)
40%, 50%, 60%. Liquidação, promoção, saldo. Vamos ser sinceros e fazer a confissão: eu, (coloque seu nome aqui), já me senti atraído por uma dessas palavras ou qualquer de seus sinônimos. Para os shopaholics de plantão ou para aqueles que visitam o shopping uma vez por semestre, comprar com descontos é mais do que atrativo, é algo quase hipnotizante. E não importa se são marcas de luxo ou fast fashion, levar para casa peças cujas etiquetas têm remarcações parece sempre um negócio atrativo. Nos desculpe, portanto, por acabar, ao menos por um momento, com o sonho dourado dos viciados em liquidações: nem todas elas são o paraíso dos preços baixos e escondem-se por baixo de araras e atrás de adesivos de "sale" uma extensa lista de armadilhas.

Arquitetadas para acelerar as trocas de coleções, as vendas especiais são território fértil para as lojas desovarem todo tipo de peça, das que encalharam até aquelas queridinhas dos consumidores, mas com preços muito altos para a maioria dos bolsos. É nessa corrida desenfreada rumo aos saldões, contudo, que muitos compradores adquirem mais do que bons descontos. Nas sacolas dos mais desavisados ou apressados, podem vir de micos a king kongs das compras. 



Além dos preços muito mais convidativos, promoções escondem alguns truques que podem enganar os mais desavisados (Reprodução)
Confusões no tamanho são o primeiro e os mais clássicos dos erros cometidos nas promoções. Na pressa de aproveitar a loja toda ou na busca incessante por determinada peça, muita gente esquece ou desiste de provar o que pretende arrebatar no caixa. O que acontece ao chegar em casa? A calça perfeita fica apertada ou o tão sonhado vestido fica curto demais. Sem a vantagem da troca, não há santo padroeiro de black friday que resolva problemas de silhueta. Por isso, antes de se empolgar achando que dá para ajustar qualquer coisa na costureira, faça uma visitinha ao provador e encare o espelho por todos os ângulos. Ignore as filas do lado de fora e aproveite também para fazer testes básicos, mas infalíveis. Para casacos, feche os botões e mexa os braços em um autoabraço, pois ninguém quer ficar preso dentro da roupa. Para calças, saias, shorts e afins, não esqueça de sentar e testar o conforto nas pernas e se o "cofrinho"não aparece em hipótese alguma. 

Tamanhos acertados e você acha que já pode sair do provador, certo? Errado. Aproveite seus cinco minutos de privacidade para checar a qualidade do que está para entrar no seu armário. Faça um check-up completo e confira as costuras, os zíperes, os acabamentos e também as etiquetas. Nelas, vale ler a composição da peça antes de comprar poliester acreditando ser algodão. O olhar atento vale até para aquelas roupas que ganham descontos por causa de "pequenos" defeitos. Aqui, vale reparar, por exemplo, em um casaco que está com 70% off pela falta de um botão simples, mas é melhor deixar para trás caso o problema sejam zíperes quebrados, desfiados aparentes ou problemas ainda mais graves, como manchas ou furos.Com a certeza de ter acertado no tamanho e na qualidade da pechincha da vez, a questão agora é saber se o tal baratex recém-adquirido não vai encalhar.

Com preços de fazer os olhos brilharem, muitas vezes nos deixamos levar por impulsos que se tornarão os solteirões dos nossos closets. Para evitar a solteirice fashion, nunca é demais pensar duas vezes na sua compra e se perguntar: "Como vou combinar isso?" e "Preciso mesmo dessa peça?". Se as respostas para ambas forem afirmativas, lembre-se ainda de que alguns clássicos de qualquer guarda-roupa podem durar muito mais caso você opte por investir em uma calça preta com caimento perfeito, uma ótima jaqueta de couro ou uma bota que enfrente vários invernos e tenham alguns cifrões a mais na etiqueta. 



Nada pior do que chegar em casa com a peça em tamanho errado. Por isso, sempre vale fazer um double check antes de chegar ao caixa (Reprodução)
Antes de deixar a loja, duas máximas para não pagar aquele mico. Controle a empolgação e não leve a loja inteira para presente. Sem dar ao presenteado a chance de trocar o que ganhou, corre-se o risco de deixar família e amigos com não mais do que uma lembrança ruim em mãos. Por fim, na hora daquela "choradinha" final, preste atenção ao pagamento. Na maioria dos casos, vale pagar à vista e evitar dividir as compras em infinitas prestações, tanto para fugir dos juros quanto para não perder o controle sobre as finanças no fim do ano. 

Restando menos de um mês para o Natal - leia-se para o início da temporada de descontos pós-festejos - a tentação parece ser ainda maior. Afinal, quem não quer aquela roupa nova para os dias quentes que estão para chegar? Antes de mergulhar nas lojas, porém, tenha em mente que toda liquidação têm seus truques e que olhos atentos não se deixam enganar por promessas tentadoras, mas difíceis de serem cumpridas - Chanel por R$ 100? Precisa dizer que é para desconfiar? Se o preço é mesmo bom, a qualidade é boa e o caimento parece feito para você, contudo, é só correr pro abraço. Ou melhor, para as liquidações.

26 de nov. de 2012

Seminário Internacional de Jornalismo de Moda

Escola São Paulo recebe principais nomes da moda contemporânea para série de palestras
A francesa Marie Rucki, diretora do Studio Berçot, que formou estilistas com John Galliano participa de todas as palestras do sábado (1º) (Divulgação)
A semana está animada para os fashionistas de plantão. Além da sexta edição do Pense Moda, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a Escola São Paulo, nos Jardins, reúne top profissionais da moda brasileira e estrangeira para o Seminário Internacional de Jornalismo de Moda. O encontro acontece a partir desta segunda-feira (26) e segue até o sábado (1º), dividindo-se entre o curso "Comunicando Conteúdo", ministrado pela jornalista alemã Jina Khayyer, e o ciclo de palestras "O Impacto do Jornalismo no Universo de Moda"

Entre os temas a serem abordados, estão "Qual o papel dos editoriais de moda nas escolhas criativas dos estilistas?" , "Como funciona a produção de textos críticos e jornalísticos sobre moda?",  e "Como são os bastidores dessa produção de textos e editoriais fotográficos de moda?", todos discutidos por nomes como Marie Rucki, diretora do renomado Studio Berçot, em Paris, Costanza Pascolato, o estilista Dudu Bertholini, o fotógrafo Bob Wolfenson, Maria Prata, diretora da revista Harper´s Bazaar, e Vivian Whiteman, do jornal Folha de S. Paulo.

Mais informações sobre inscrições, preços e horários do seminário podem ser encontradas no site da Escola São Paulo.

23 de nov. de 2012

Astrologia fashion

Susan Miller lança linha de cashmeres inspirada pelos signos do zodíaco

Guia de cores da linha de Susan Miller para a Calypso St. Barths explica o que cada cor representa e atrai (Reprodução)
Elevada à categoria de celebridade das previsões astrológicas, a norte-americana Susan Miller se tornou uma espécie de guru do zodíaco com seu site, o astrologyzone.com. Queridinha de celebs por aí, a astróloga decidiu apostar em algo mais concreto do que o céu, a lua e as estrelas. Em parceria com a marca Calypso St. Barths, Miller e sua filha, a estilista Chrissie Miller, lançam no fim deste ano uma coleção de cashmeres. Sua inspiração, é claro, são os 13 signos, cada um correspondendo a uma cor.  “Na astrologia, sabemos que é preciso fazer alguma coisa para alcançar nossos objetivos. Se algo é importante para você, você deve usar uma cor associada ao seu desejo. Toda vez que você olhar para a peça de roupa daquela tonalidade, se lembrará de que realmente quer aquilo”, explicou. Especialmente concebida para o Ano Novo, as peças são uma boa aposta para quem quer atrair amor, dinheiro ou sucesso em 2013.

22 de nov. de 2012

Vivian Whiteman


Editora de moda da Folha de S. Paulo comanda curso neste fim de semana

Vivian Whiteman: editora de moda da FSP ministra curso em São Paulo neste fim de semana (Reprodução)
Atenção fashionistas: Vivian Whiteman, editora de moda da Folha de S. Paulo, vai dar uma de professora nesta sexta-feira (23) e sábado (24). No Espaço Cult, na Vila Madalena, Whiteman comanda dois encontros, o primeiro na noite de sexta, a partir das 20h, e o segunda na manhã de sábado, com início às 10h. Nos dois encontros, os cerca de 40 alunos devem entrar em contato com a linguagem necessária para atuar na área, assim como devem aprender também quais são os critérios de avaliação de uma pauta e as diferenças entre os tipos de texto. Para concluir as aulas, Vivian discute o tema "O Brasil tem uma estética própria? A indústria brasileira tem uma relevância internacional?". Com investimento no valor de R$ 300, as inscrições para o curso podem ser feitas pelo site do Espaço Cult


21 de nov. de 2012

Moda em pauta


Em sua sexta edição, Pense Moda traz programação de peso e se firma no cenário fashion brasileiro

Por Priscilla Sobral e João Fantini

Barbara Bicudo, Marcelo Jabur e Camila Yahn comandam a sexta edição do Pense Moda, que começa nesta terça-feira (dia 27) (Reprodução)
 Quem trabalha com moda, ou apenas gosta do negócio, com certeza já ouviu algum comentário do teor de "moda é fútil". Certamente não construímos edifícios de cinquenta andares, combatemos o crime  ou fazemos cirurgias complexas em cérebros humanos, mas deixemos Meryl Streep, na pele de Miranda Priestly no longa "O Diabo Veste Prada", explicar que essas quatro letras de fútil não tem nada: "'Essas ... coisas "? Ok. Eu vejo. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você vai para o seu armário e você seleciona... Eu não sei ... essa blusa azul irregular, por exemplo, porque você está tentando dizer ao mundo que você se leva a sério demais para se preocupar com o que você coloca a sua volta. Mas o que você não sabe é que esse suéter não é apenas azul, não é turquesa. Não é azul-lapis. É realmente cerúleo. E você também é alegremente inconsciente do fato de que, em 2002, Oscar de la Renta fez uma coleção de vestidos dessa cor. E então eu acho que foi Yves Saint Laurent ... não era ele quem mostrou o cerúleo em jaquetas militares? Acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E então o cerúleo rapidamente apareceu nas coleções de oito diferentes designers. E então, uh, filtrado através das lojas de departamento e, em seguida, escorreu para baixo em algum canto trágico-casual onde você, sem dúvida, pescou-o para fora de algum lugar No entanto, esse azul representa milhões de dólares e incontáveis empregos e é cômico como você acha que já fez uma escolha que isenta você da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando o suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala a partir de uma pilha de coisas". Falou e disse, Miranda!

Regina Guerreiro, que é convidada de sabatina com Paulo Martinez no início da programação do Pense Moda 2012 (Reprodução)
Fanatismos a parte, a frase da personagem desse blockbuster norte-americano explica muito sobre como a indústria da moda influencia a vida em sociedade. Para discutir o futuro dessa indústria bilionária, começa nesta terça-feira (27) a sexta edição do seminário Pense Moda, cuja lista de palestrantes já trouxe nomes como os estilistas Alexandre Herchcovitch e Phillip Lim, a editora Gloria Kalil e a figurinista de Madonna, Arianne Phillips. Nos domínios do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, a editora do portal FFW, Camila Yahn, e a dupla Barbara Bicudo e Marcelo Jabur recebem centenas de interessados em uma programação que acerta ao abordar temáticas tão diversas quanto complementares.

Para dar início a coisa toda, ninguém melhor do que übber talentosa e sempre polêmica editora de moda Regina Guerreiro. Em uma sabatina com o não-menos-admirável Paulo Martinez - Ex-Mag, atual Estilo - o que não deve faltar para Mrs. Guerreiro é pano pra manga. Ainda na mesma noite, entra em debate o mundo digital e a ética do jornalismo na internet.  "Se você faz uma moda industrializada, tudo o que precisa é de um cabide.", disse em entrevista à revista TPM. Só daí já dá para imaginar o teor da sabatina. A noite, porém, não termina aí. Das fronteiras indefinidas da world wide web ao boom dos blogs especializados (ou nem tanto), discutem a ética online nomes como André Do Val, editor do site Chic, Carol Quinteiro, da rede de blogs FHits, e a jornalista e blogueira Nina Lemos.

A artista italiana Vanessa Beecroft apresenta uma de suas performances no segundo dia desta sexta edição do Pense Moda (Giovanni Gastel - Divulgação)
No dia seguinte, a programação começa com outro debate, tendo dessa vez como tema a educação de moda no Brasil. Para a discussão, que tem como foco o futuro da formação na área, o Pense Moda convocou especialistas das principais instituições com cursos que formam profissionais como estilistas, stylists e técnicos têxteis. Estarão lá Isabela Prata, da Escola São Paulo, Ivan Bismara, da Faap, Lázaro Eli, do Senac, Raquel Valente, da Santa Marcelina, e Regina Sanches, da USP. O momento mais esperado da noite, contudo, acontece a partir das 21h. Nesse horário, o palco é da artista Vanessa Beecroft. Descrita como brilhante, terrível, perturbadora e fashion, as performances da italiana normalmente são protagonizadas por mulheres, nuas ou seminuas, e tem forte apelo teatral, ganhando espaço em espaços pouco usados para tais propósitos, como a a loja da Louis Vuitton na Avenida Champs Elysées, em Paris.

Alex Flury, no comando da revista britânica Love, é o convidado de bate-papo com Augusto Mariotti, da Luminosidade (Nick Knight - Divulgação)
Na terceira e derradeira noite deste Pense Moda, a sustentabilidade vira o assunto da vez, na palestra "Sustentabilidade na Moda: As diversas maneiras de ser sustentável e como a moda pode participar". Quem opina dessa vez é um time eclético, que inclui a editora Chiara Gadaleta, do Instituto Ser Sustentável com Estilo, o cenógrafo Felipe Morozini, responsável pela última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), e o arquiteto Marcelo Rosenbaum. Para encerrar, chega Alex Flury, editor da revista britânica Love, aquela cuja capa já estampou um beijo entre Kate Moss e Lea T., lembra? Pois é. Para questionar Flury, Augusto Mariotti, aka Luminosidade, o stylist Thiago Ferraz e a fotógrafa Cassia Tabatini

O estilista Phillip Lim e a editora Maria Prata em debate da edição 2011 do Pense Moda (Luciana Prezia - Divulgação )
Aberto a estudantes, aspirantes ou apenas simpatizantes do universo "das modas", o Pense Moda é daquelas experiências que nos motivam a pensar outside the box. "No Pense Moda não falamos sobre as próximas tendências, aquelas que irão durar apenas seis meses. Interessam assuntos de debates e discussões mais longas, que talvez não serão resolvidas naquele momento, mas que servirão como sementes de ações futuras ou como catalizadoras de inspiração e transformação", resume a descrição do seminário. Ou, como diria uma mulher real e papisa desse mundo a ser discutido: ""A moda não é simplesmente uma questão de roupas. Moda está no ar, no vento. É intuitiva. Está no céu e na estrada". Tem maneira melhor de começar um Pense Moda do que com Coco Chanel? Acreditamos que não.


Pense Moda
De 27 a 29 de novembro
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Av. Europa, 218 - Jardim Europa
Das 19h às 23h
R$ 250 por dia / Pacote para os três dias: R$ 600; Estudantes: R$ 100 por dia / Pacote para os três dias: R$ 270 (mediante apresentação de carteirinha e documento com foto). Os ingressos podem ser comprados pelo site e estão sujeitos à lotação.

20 de nov. de 2012

Chanel @Escócia

Castelo escocês serve de cenário para desfile da coleção Pre-Fall 2012/2013 da maison francesa
Linlithgow Palace: castelo erguido no século 15 é cenário do desfile de Pre-Fall 2012/2013 da Chanel (Wikimedia)
Que Karl Lagerfeld é fã de ambientações criativas para os desfiles da Chanel, todo mundo já sabe. Basta lembrarmos dos big cenários inspirados pela Índia ou dos que tinham gigantescas pedras de gelo no centro da passarela. A novidade para o desfile da coleção Pre-Fall 2012/2013 da marca, contudo, é que a label decidiu ir além das fronteiras francesas e arma um espetáculo a céu aberto, no dia 4 de dezembro, no Linlithgow Palace, na região de West Lothian, próximo a cidade de Edimburgo, na Escócia. Originalmente, o castelo foi residência da realeza escocesa, mas atualmente encontra-se em ruínas. 

Para o desfile da Chanel, uma mega estrutura externa receberá os convidados para a apresentação, que deve acontecer no início da noite. "Estou estudando tudo sobre a história da Escócia, pois gosto de chegar informado", disse Karl. Recentemente, a Chanel adquiriu a companhia escocesa Barrie Knitwear, especializada em cashmere, tecido que, junto com o tweed, fez a fama do País e deve aparecer com força na coleção.

19 de nov. de 2012

O ready-to-wear da Repetto

Marca de sapatilhas anuncia primeira coleção de roupas

O vestido com saia de tutu foi o primeiro divulgado pela imprensa da linha de ready-to-wear a ser lançada pela Repetto (Reprodução)
Famosa por suas sapatilhas, a marca francesa Repetto lança, no dia 5 de dezembro, sua primeira linha de roupas. Batizada de La Garde-Robe Repetto (O Guarda-Roupa Repetto, em português), a linha contará com 18 peças desenvolvidas por Emilie Luc-Duc e inspiradas pelo universo do ballet, temática já característica da label. O preço da linha deve variar entre €250 e €350. 

16 de nov. de 2012

We love flats

Duas opções fofas de rasteiras para o Verão
Quem não vê a hora da chegada das férias de fim de ano? Este blog confessa que já está contando os dias para curtir muita sombra e água fresca. A companhia ideal para os momentos de folga? Rasteiras estilosas e confortáveis. E já tem marca lançando modelos fofos para essa época do ano. 


(Divulgação)

A Havaianas, por exemplo, já suas sandálias para o réveillon. Para as mulheres, o modelo é dourado com tiras slim enquanto eles ganham um modelo prateado, ambos com estampa de ondas. A numeração vai do 33/34 ao 45/46 e os preços variam entre R$ 34,90 e R$ 36,90.

(Felipe Abe/FFW)
Já a Ipanema apostou em uma parceria com a estilista de beachwear Lenny Niemeyer. Lançado durante o Fashion Rio Inverno 2013, o modelo preto ou nude com aplicação de tachinhas vai bem da praia aos eventos noturnos. 

15 de nov. de 2012

Pecados de Verão

De pegar um bronzeado ao estilo "camarão" a errar na combinação de estampas, os erros que você não pode cometer na estação mais aguardada do ano

Por Priscilla Sobral e João Fantini

Se você vai para o sol, não esqueça o protetor solar, afinal, bronzeado camarão não combina com ninguém e acaba com a saúde da pele (Reprodução)
Confessemos logo de cara: somos fãs do verão. Fãs de sol, de praia, de banho de mar, de piscina, de cachoeira e até de mangueira. De dias quentes e céu sem nuvens, de sorvete e drinks estupidamente gelados, de óculos de sol e chapéus, de pernas de fora e corpos bronzeados, de amores que sobem a serra e daqueles que ficam só na lembrança. Suspiros de "Ah o verão..." a parte, não há como negar que a estação é a favorita entre os brasileiros e que não há quem nunca tenha feito aquele #ProjetoVerão.Com a chegada de novembro e os termômetros anunciando a elevação das temperaturas, começa a corrida para encontrarmos a resposta daquela pergunta que refazemos a cada fim de ano: o que vai ser tendência na temporada? Overdose de neon, maxibrincos, estampas de lenço, tudo isso vem por aí com força total, mas, antes de sair por aí toda trabalhada nos hits do momento, que tal saber o que evitar para não pagar mico debaixo do sol?


Esmaltes Geleia de Pitanga, da Risqué, Garota Verão, da Colorama, Pirulito, da Avon, e Twenty Years, da Impala, estão entre os alaranjados que devem ser hit no Verão (Reprodução)
Começando pelo astro-rei, nunca é demais dizer que bronzeado camarão não combina com ninguém, nunca, em hipótese alguma. Além de fazer mal pra pele e causar câncer de pele e mais uma série de doenças sérias, não é nada agradável andar por aí com a pele descascando feito uma cobra. Para as branquelas e para quem está no auge do tom "branco escritório", uma solução esperta são os auto-bronzeadores. Como o próprio nome sugere, o produto tem partículas que tingem a pele gradualmente, dispensando a exposição ao sol e garantindo aquele "douradinho" saudável. Só fique atento: passou o produto, deixe secar na pele e lave bem as mãos, pois ninguém quer ficar com dedos amarelos.Por falar em mãos, outro mico imperdoável são unhas mal-cuidadas. Quando pintadas de cores claras e expostas aos estragos do combo mar + areia, elas tendem a ficar amareladas e quebradiças. Para evitar, nada mais certeiro do que apostar em tons fortes, principalmente nos vermelhos mais abertos, no laranja e no sempre chique coral. Vibrantes, eles deixam tanto pés como mãos elegantes e prontos para encarar qualquer programação, até aquele almoço não planejado direto da praia. O único salve fica por conta dos esmaltes lascados, outro deslize imperdoável e que deixa até a mais sofisticada das mulheres com ar desleixado. Lascou? Lencinhos com acetona - ressecam muito menos que as aplicadas com algodão - e hora de partir pro próximo esmalte. 


Bíquinis da linha da Hope em parceria com a Jo de Mer trazem modelagens maiores e estampas ótimas para o Verão, como as listras coloridas e a oncinha (Divulgação)
Ainda no quesito beauty-dont´s, não poderíamos deixar de falar de maquiagem. Pode ir maquiada para a praia? Poder, pode - afinal já se foi o tempo dos "sim" e "não" soberanos na moda -, mas nada de exagerar na dose. Batom vermelho, delineador super marcado e pele muito corrigida não tem nada a ver com a descontração da areia. Para as que não saem de casa sem algum produto no rosto, uma boa opção são os duos de base e protetor solar. Além de protegerem a pele dos raios nocivos, corrigem qualquer imperfeição mais aparente. Para completar, não é necessário ir além de um pouco de rímel (a prova d´água, please) e do pra lá de necessário protetor labial transparente ou cor de boca, único no qual você pode exagerar na dose sem medo de ser feliz.Beleza pronta, hora de arrasar nas produções para colocar pernas, braços ou até barriga de fora. Foco aqui na palavra "ou" que, no caso, tem mesmo o sentido de alternância: nada de abusar do calor e decidir sair por aí quase toda descoberta. Não é porque as temperaturas batem na casa dos 40 graus que há justificativa para andar na rua como se ainda estivesse na praia. Fora das areias, nunca é demais repetir: se a saia é curta, cubra um pouco mais o decote e os braços, se vai apostar no decotão, escolha um comprimento mais comportado. Além de equilibrar o look, garante que você não vai ficar falado pelos motivos errados. E lembre-se que nessa estação as transparências em pontos estratégicos estão super em alta, valendo procurar aquela blusa com aberturas nas costas, sempre chiques. 


Os vestidos e tops com decotes nas costas são elegantes, fresquinhos e sensuais na medida certa. Companhia certeira para o Verão (Lookbook)
Queridinhas do verão, as estampas parecem ganhar ainda mais vida debaixo do sol. Sejam as florais, as listras ao estilo navy, as prints de lenço ou os desenhos gráficos, elas ganham as ruas assim que os primeiros raios de sol despontam após os meses frios. Para 2013, contudo, a novidade não está nas estampas em si, mas na combinação delas. Sim, vale ir além do tradicional print + liso e variar para combinações mais ousadas. Aqui, só não vale perder a noção e achar que pode tudo. Combinar dois desenhos requer algumas tentativas e bons minutos na frente do espelho. Para não errar, preste atenção nas cores: tons próximos ou complementares são mais fáceis de combinar, assim como é menor a chance de errar ao mesclar uma estampa floral com listras do que dois florais.
Por fim, daquelas máximas que pensamos ser quase desnecessária a repetição, mas que acabamos por escrever novamente: procure peças que favoreçam o seu biotipo. Nada pior do que ficar desconfortável, em uma roupa que não favorece o seu corpo, só porque metade do universo parece ter decidido usá-la ao mesmo tempo - vide os sneakers, que mesmo depois de virarem febre continuam sendo um atentado ao olhar. Encontrar a modelagem ideal é ainda mais necessário no quesito bíquinis e maiôs. Apesar da predileção das brasileiras - e dos brasileiros também - por um beachwear de tamanhos quase imperceptíveis, os bíquinis de modelagem maior estão anos luz a frente no quesito elegância (e conforto) do que os modelitos da preferência popular. Para ganhar aquele charme a mais, aposte nos bíquinis com detalhes em metal e cordas rústiscas, em alta nesta temporada.


O crash de estampas está em alta nessa temporada. Para funcionar, os desenhos tem que ter motivos similares ou cores parecidas (Lookbook.nu)
 Depois de tantas coisas a não se fazer - e olha que decidimos não alongar demais a lista - nada como se preparar para aproveitar os dias de dolce far niente a beira mar ou até na varanda de casa, não importa. E que venham muitos dias ensolarados por aí. Bem-vindo, Verão!

14 de nov. de 2012

Coldplay

Banda liderada por Chris Martin anuncia shows no Brasil em fevereiro

Em fevereiro de 2013, os britânicos do Coldplay vem ao Brasil para a turnê do álbum "Mylo Xyloto" (Reprodução)
Atenção roqueiros de plantão: a banda Coldplay anunciou nessa terça-feira (dia 13) que passará pelo Brasil na turnê que faz pela América Latina em fevereiro de 2013. Os shows acontecem no dia 5, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e no dia 7 do mesmo mês, no Estádio do Zequinha, em Porto Alegre. "Boa Noite. Estamos extremamente felizes em anunciar que o Coldplay vai estar na América Latina em fevereiro de 2013 para fazer shows no Brasil, Argentina, Chile e México", disse o grupo em sua página na internet. 

Os shows do próximo ano são a quinta vinda do grupo ao País, sendo que a última foi em 2011, no Rock In Rio. No setlist, além das canções do novo CD do grupo, "Mylo Xyloto", sucessos como "Viva La Vida", "The Scientist" e "Paradise"

A venda de ingressos tem início no dia 21 de novembro, através do site da Tickets for Fun, mas o preço das entradas ainda não foi divulgado.

13 de nov. de 2012

São Paulo Fashion Film Festival

Em dezembro, filmes de moda ganham festival na Cinemateca
Marcos Mello e Jacques Dequeker são os nomes no comando do primeiro SPFFF (Divulgação)
Atenção fashionistas: em dezembro, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, sedia a primeira edição do São Paulo Fashion Film Festival (SPFFF), primeiro grande evento do gênero dedicado somente à filmes de moda, tanto nacionais quanto estrangeiros. Idealizado pela dupla Marcos Mello e Jacques Dequeker, o SPFFF terá, além da ainda não divulgada programação de longas e curtas, shows - caso da apresentação da companhia de dança Cavallaria Cênicas - e palestras com nomes como o maquiador Fernando Torquatto e o diretor de moda da revista Vogue, Giovanni Frasson. Para os interessados em ter seus vídeos exibidos, as inscrições estão abertas pelo site oficial do evento. O prêmio para o grande vencedor da noite? Uma câmera EPIC-M monochrome, desejo entre apaixonados por fotografia de todo o planeta.

12 de nov. de 2012

James Franco

Ator aterrissa no Brasil para inaugurar loja da Gucci
James Franco na campanha da Gucci: ator estará em SP nesta segunda-feira (12) para inauguração da loja masculina da marca (Reprodução)
O shopping JK Iguatemi promete estar pra lá de agitado nesta segunda-feira (12). O motivo? O ator e gato de plantão James Franco é o convidado VIP da Gucci, que inaugura, agora oficialmente, sua primeira loja só de menswear nas Américas. Além de visitar o endereço paulistano, o bonitão - que estrelou a campanha de ternos sob medida da label italiana - também marca presença em festa no Bar Numero, onde ele apresenta o curta Joan of Arc, do qual é diretor.

9 de nov. de 2012

Pense Moda


Evento divulga programação de sua sexta edição, que acontece entre os dias 27 e 29 de novembro
Regina Guerreiro: Em sabatina com Paulo Martinez, editora abre programação do 6º Pense Moda (Reprodução)
Como a gente já te contou por aqui, a sexta edição do seminário Pense Moda acontece entre os dias 27 e 29 de novembro no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. Capitaneado pelo trio Camila Yahn, aka FFW, Barbara Bicudo e Marcelo Jabur, o Pense já trouxe para SP nomes como Arianne Phillips, figurinista de Madonna, e o estilista Philip Lim

Dessa vez, a programação começa com uma sabatina daquelas, da icônica editora Regina Guerreiro entrevistada por Paulo Martinez. No mesmo dia, os jornalistas Nina Lemos e André Do Val, entre outros, falam sobre ética na internet e a multiartista italiana Vanessa Beecroft participa de debate com Graziela Peres e Karla Girotto. Completam a programação um debate sobre sustentabilidade na moda, com nomes como Chiara Gadaleta, Marcelo Rosenbaum e Felipe Morozini, e um bate-papo com Alex Fleury, editor da revista britânica Love, publicação de vanguarda no segmento. 

Para se inscrever, há pacotes para os três dias de seminário por R$ 600 ou R$ 270 para estudantes ou ingressos avulsos por R$ 250 ou R$ 100 para estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento

7 de nov. de 2012

Sacoleiros S.A

Paraíso das fast-fashion, os Estados Unidos recebem número inédito de brasileiros loucos por compras

Por Priscilla Sobral e João Fantini
Loucos por compras, brasileiros superaram chineses em vistos de turismos para os EUA em 2011 (Reprodução)
Conhecer a Estátua da Liberdade, dirigir pela Rodeo Drive, assistir um musical da Broadway, apostar suas fichas em um cassino em Vegas, abraçar o Mickey. Clássicos programas norte-americanos, mas nenhum deles ocupa o topo da lista do que os brasileiros que desembarcam na Terra do Tio Sam desejam fazer. E não importa se já se tem o passaporte carimbado mais de uma dezena de vezes pela alfândega gringa ou se ele será analisado pela primeira vez, aqui temos de ser sinceros: o que queremos mesmo é encher nossas malas com quantas sacolas o limite de peso nos permitir. Pronto, falamos.Confissão da alma sacoleira feita, os números estão aí para justificar. Pela primeira vez, o Brasil superou a China em números de vistos de turismo emitidos pelo consulados americanos no País. Eles foram 746 mil em 2011, contra 701 mil dos chineses. Para explicar o fenômeno, não é preciso ser especialista. Com o crescimento da classe C, muita gente está saindo do Brasil pela primeira vez e o turismo de compras nos EUA é a primeira opção de quem vai cruzar o Atlântico pela primeira vez. Se pontuarmos apenas a diferença de preço dos eletrônicos, investir em uma passagem aérea já valeria cada centavo, mas se falarmos ainda sobre roupas e acessórios, aí o negócio começa a ficar irresistível. 


Com milhares de lojas espalhadas pelos EUA, a GAP é símbolo do casualwear norte-americano e tem planos de desembarcar no Brasil em 2014 (Reprodução)
Paraíso do consumo, cidades como Miami, Orlando, Las Vegas e Nova York concentram centenas de lojas de luxo em apenas alguns quarteirões. Não é, contudo, de sacolas de Louis Vuitton e companhia que enchemos a maior porcentagem do espaço de nossas malas. O vício aqui é nas fast-fashion. Queridinhas de quem procura tanto peças básicas quanto a última tendência das passarelas, elas são capazes de reunir em um único espaço (e que espaços!), opções para todos os gostos e estilos com preços que quase nos fazem chorar de emoção consumista (diz aí que não é para se emocionar com camisetas de 5 dólares?).Sinônimo do melhor casual wear americano, a GAP é a maior varejista da indústria do vestuário nos EUA - além dos milhares de endereços de sua principal marca, o grupo controla também a Banana Republic e a Old Navy, entre outras etiquetas. Destino certo para quem procura conforto e qualidade, a gigante fundada em 1969 vende quase todo tipo de roupa, desde ótimas lingeries na Gap Body até os mais fofos macacões na linha babyGap, passando, é claro, pelos indispensáveis, como jeans e t-shirts de modelagens diversas. Para sair do óbvio, fuja dos manjados casacos de moletom com o logo bordado e procure por calças bem cortadas, ótimos conjuntos para a academia e acessórios como lenços de estampas coloridas e sapatilhas divertidas. 


A Forever 21 é especializada em reproduzir tendências dos desfiles a ótimos preços (Reprodução)
Ainda no rol das marcas "da casa", a Forever 21 é a perdição de qualquer fashionista. Com lojas gigantescas, essa fast-fashion é especialista em reproduzir as tendências das marcas de luxo com uma rapidez sobrehumana e precinhos muy amigos. Quer aquela saia mullet que vc não tem certeza se vai usar mais de uma vez? Lá tem. Quer um jeans verde-água, salmão ou amarelo neon? Lá tem. Quer um maxicolar que combina com determinada blusa? Lá tem. Quer comprar tudo isso às 2h da manhã? Para as noites de insônia, a loja da Times Square fica aberta na madrugada. E o melhor de tudo é que, quando a tendência mudar, o bolso ainda estará cheio para outra voltinha entre as araras. 
A gigante sueca H&M abre megaloja na Quinta Avenida, em Nova York, no primeiro semestre de 2013 (Reprodução)
Feitas as honras nacionais, é impossível negar que são duas marcas europeias que reinam soberanas no território da moda rápida e barata. A espanhola Zara já tem seu público cativo no Brasil, por isso voltemos nossas atenções para a sueca H&M. Famosas por suas parcerias com labels de luxo - leia-se Versace, Lanvin e Maison Martin Margiela, só para citar algumas - essa megastore da moda aposta tanto em peças mais elaboradas como nos bons e velhos básicos-e-necessários. Já pensou em comprar, no mesmo lugar, um pacote de meias brancas, uma jaqueta de couro incrível, um vestido criado por Donatella Versace herself e aquele esmalte do it-tom de azul? Na H&M tem tudo isso e mais um pouco, sem exageros.
Loja da japonesa Uniqlo na Quinta Avenida, em Nova York. Marca conquistou os americanos com ótimos básicos e preços supercompetitivos (Reprodução)
Do outro lado do planeta, a japonesa Uniqlo é a mais nova no time das fast-fashion a dominar os EUA. Fundada em 1984, a marca é hoje dona dos endereços com os mais incríveis projetos arquitetônicos. Minimalistas e repletos de espelhos, vidro e aço, as lojas realmente levam a sério a proposta de fazer roupas "para todos". Pelos corredores, espalham-se opções das mais variadas, mas o foco está mesmo nas boas peças de alfaiataria. Blazers, saias, calças e camisas tem preços pra lá de competitivos e compõem um guarda-roupa versátil com camisetas divertidas e jeans no fim de semana ou saltos altos para os dias de batente. Para anotar: não deixe de passar no setor de underwear, com infinitas opções de lingeries e pijamas.

Se só de falar em quarto fast-fashion a vontade de encarar algumas horas no avião já cresce – adicione também as férias de fim de ano anunciando sua chegada -, imagine só quando começarmos a aumentar a lista: American Eagle Outfiters, Aeropostale, Bershka, Love Culture e por aí vai. Todas prontas para competir pela antecipação dos desejos de compradores que chegam de todos os cantos do globo. No que depender do dueto vontade de consumir e arte de vender, brasileiros e Americanos vão formar a dupla ideal. Boa viagem!

6 de nov. de 2012

Young YSL

Gaspard Ulliel viverá Yves Saint Laurent no cinema
Yves Saint Laurent e Gaspard Ulliel: ator viverá estilista em cinebiografia (Reprodução)
É do ator francês Gaspard Ulliel a tarefa de interpretar o estilista Yves Saint Laurent na biografia do designer para o cinema, anuciada durante o último Festival de Cannes. Sob direção de Bertrand Bonello, o ator que viveu o jovem Hannibal em "Hannibal - A Origem do Mal", começa a filmar já no primeiro semestre de 2013. Além das telonas, Ulliel também já deu uma de modelo, posando para campanhas da Longchamp e do perfume Bleu, da Chanel. O longa terá como foco o período entre os anos 60 e 70, no início da carreira do estilista. 

5 de nov. de 2012

Separados

Nicolas Ghesquière deixa a direção criativa da Balenciaga
Elogiadíssimo diretor criativo da Balenciaga, Nicolas Ghesquiére deixa a marca após 15 anos de sucesso (Reprodução)
Após 15 anos no comando da Balenciaga, o estilista francês Nicolas Ghesquiére deixa a direção criativa da marca no próximo dia 30 de novembro. Em comunicado divulgado pelo grupo PPR, que detem a marca, é dito que Ghesquiére deixa o posto "em decisão conjunta". Por enquanto, o substituto do designer ainda não foi anunciado. Pelo frisson em torno da substituição de John Galliano por Raf Simons na Dior, a dança das cadeiras da Balenciaga também deve dar o que falar.  " Cristóbal Balenciaga era um mestre, um gênio cuja visão avant-garde ditou as maiores tendências da moda e inspirou gerações de estilistas. Com um talento criativo incomparável, Nicolas trouxe à Balenciaga uma contribuição artística essecial para a influência única da casa", disse François-Henri Pinault, CEO do PPR sobre a saída de Ghesquiére. 

1 de nov. de 2012

Me aqueça neste inverno

Das passarelas para o seu armário, o que vai virar hit em 2013

Por Priscilla Sobral e João Fantini


Entrada da tenda da edição de Inverno 2013 do SPFW, no Parque Villa-Lobos (Reprodução)
Há um sentimento que acomete todos os apaixonados por moda e, neste caso, caro leitor, é uma regra para a qual não há exceções: somos ansiosos. Por natureza ou por escolha própria, nunca temos nossas atenções voltadas à estação vigente. Enquanto 99,99% dos brasileiros pensam em como passar menos calor na temperatura senegalesa que decidiu se instalar fora de época no País (Alô, São Pedro!), dentro da tenda montada no Parque Villa-Lobos, o São Paulo Fashion Week (SPFW) já coloca em suas passarelas casacos e cachecóis para nos aquecer nos dias frios de 2013 - acreditem, eles chegarão.


Daiane Conterato no desfile de Inverno 2013 da Osklen (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Sem a exuberância característica das coleções de Verão, esta temporada trouxe novidades além das passarelas. Mudou de endereço - do Parque do Ibirapuera para o Parque Villa-Lobos - e de calendário, passando a apresentar o Inverno sempre em Outubro e o Verão em março. Apesar de todas essas mudanças, foi nas salas de desfile - e por que não dizer também pelos corredores da megaestrutura ambientada por Felipe Morozini - que observamos os destaques da semana.Já no primeiro dia, desfiles para fashionista nenhum botar defeito: a Triton, marca de DNA essencialmente jovem, mostrou que também sabe ser contemporânea e sofisticada. Karen Fuke apostou (e acertou) em modelagens oversized de blazers em tecidos brilhantes e uma cartela de cores generosa, que ia do cinza e do verde militar ao vermelho metalizado. 
Desfile da Triton no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Com tons mais sóbrios, a Osklen e a Tufi Duek trouxeram propostas distintas, mas igualmente desejáveis. Na passarela de Oskar Metsavath, armada na Galeria Zipper, uma coleção mais compacta – com 18 looks – trouxe como inspiração os esportes de montanha. Carol Trentini liderou o time de modelos que exibiu muitos casacos com pelos em tons de vermelho, preto e branco. Atenção para os sapatos superpesados, com saltos grossos e muitas amarrações. Buscando referências no longa “Os Pássaros”, masterpiece de Alfred Hitchcock, Eduardo Pombal fez o que sabe fazer de melhor: roupas para uma mulher elegante e ousada, com olhar apurado e gosto por uma estética refinada, com muito couro preto moldado ao corpo em tops e saias justas.


Isabeli Fontana no desfile de Inverno 2013 da Tufi Duek (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Ainda na cartela dos tons sóbrios, Lino Villaventura trouxe para a passarela modelos-vampiros. Com olhos “supermercados”, desfilaram longos - especialidade do estilista - de modelagem simples, cujo foco estava mais na modelagem e nas transparências do que nos muitos bordados que sempre chamam a atenção no trabalho da marca. Um Lino mais elegante e discreto, mas não menos exuberante e sempre prazeroso de se assistir.
Desfile de Lino Villaventura (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Em seu segundo desfile na SPFW, o jovem designer Vitorino Campos voltou a encantar os fashionistas. Com um olhar apurado para a elegância, apresentou uma coleção precisa e bem amarrada pelo styling de Michael Vendola. Com o apuro que lhe é característico nas modelagens, trouxe quase todas as peças em tons de areia, já que sua inspiração era o deserto. Toques de vermelho e prata, saias curtas de pregas e vestidos de base reta conquistam as atenções tanto de mulheres jovens quanto das mais velhas. 


Alessandra Ambrosio no desfile da Colcci no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
No rol das labels de pegada mais comercial, a Colcci, assim como a Ellus, trouxe como inspiração os uniformes militares. Com Alessandra Ambrósio na passarela, apareceram casacos de linhas retas em tons de cáqui, preto, cinza e, óbvio, verde-militar. Para fazer o contraponto, saias plissadas e o clássico jeanswear da marca, dessa vez com toques de couro. Para as ruas, duas tendências devem chegar com força: as botinhas de cano curto (oremos para que elas substituam os sneakers!) com amarrações ao estilo coturno e os "conjuntinhos" com estampas em tons de vinho, tanto para eles quanto para elas. 
Desfile Maria Garcia no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Gloria Coelho abriu o terceiro dia deste SPFW com um desfile de peças-desejo. Mesmo com um sol escaldante do lado de fora, foi impossível não elogiar as peças com transparências misturadas a bordados metálicos e muito couro, usado em calças retas e saias. Além das bem construídas silhuetas amplas de casacos, chamou a atenção os sapatos: entre sapatilhas e oxfords, Gloria provou que é possível ser chique sem subir no salto.


Desfile Gloria Coelho no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Única novidade nesta temporada do SPFW, a Maria Garcia retorna ao line-up depois de três anos de ausência. Nesse tempo, a mulher da marca parece ter crescido, mas não perdeu sua essência romântica. A jovialidade, porém, perdeu um pouco de espaço e peças desfiladas compunham visuais elegantes e contemporâneos: conjuntos em vários tons de vermelho formaram a parte mais bonita de se assistir, com destaque para as modelagens sempre bem trabalhadas. O desejo ao fim do desfile era de que Clô Orozco e Francesca Torello continuem no SPFW por muitas temporadas. 
Desfile Vitorino Campos no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Sempre uma das apresentações mais aguardadas da temporada, a de Alexandre Herchcovitch dessa vez trouxe só a linha feminina. Propondo sempre algo inovador, Alexandre voltou sua atenção aos florais. Mas como nada no trabalho dele é óbvio, não vimos meninas românticas ou ingênuas. A mulher ali era sensual em vestidos de formas que remetem as das flores, com volumes na altura dos quadris e comprimentos pelos joelhos. As estampas apareceram mais ao fim da apresentação, sempre em tons escuros, sempre lindas e nunca simples.  

Em uma inédita disputa de atenção com uma série de mudanças, os desfiles deste SPFW trouxeram propostas mais concretas para o Inverno. Fáceis de traduzir da passarela para a vida real, chegam casacos de cores escuras (o preto reina soberano) com calças do mesmo tecido, saias na altura dos joelhos e ankle boots pesadas, com saltos grossos (pés agradecem!). Para deixar tudo mais leve, as apostas são em cortes estruturados, com shapes mais ajustados do corpo, e pitadas de cores fortes e estampas, novidade menos vista nas passarelas invernais.
Desfile de Alexandre Herchcovitch no SPFW Inverno 2013 (Zé Takahashi - Agência Fotosite)
Longe de resumir toda uma semana de moda em regras engessadas, quem passou pelos desfiles percebeu que, longe da delicadeza óbvia, o Inverno abaixo da Linha do Equador está cada vez mais parecido com o europeu – e isto é um elogio. Mais chiques e sóbrias, muitas coleções trouxeram elementos daqueles trópicos para propor peças que circulam com a mesma facilidade por metrôs e escritórios, avenidas e restaurantes, festas e shoppings por aí. Para os que estavam apreensivos com os resultados desse SPFW, os prognósticos mais otimistas foram os que se confirmaram. E que venha o Inverno.